top of page

O que são Rochas?



Rochas são aglomerados de minerais que estão unidos em um mesmo sistema (por motivos diversos, podendo ser geológicos, físicos e até mesmo químicos), podendo haver interações entre esses minerais ou não. Pegando o granito como exemplo, é possível observar que é uma rocha constituída por 3 minerais, onde (de forma geral) a parte branca (ou vítrica) é o quartzo, a parte mais acinzentada (ou branco leitoso) é o feldspato, e a parte preta um tipo de mica. Então, o quartzo, o feldspato e um tipo de mica (porque mica é um grupo de minerais), são os minerais que juntos e estando em um mesmo sistema formam um granito.

Fonte: Yes058 Montree Nanta, michal812, KrimKate e Bjoern Wylezich/Shutterstock
Composição do Granito

As que contém mais de um mineral na sua composição, como no caso dos granitos, são chamadas de rochas pluriminerálicas. Existem também rochas que contém um único mineral, e só são consideradas rochas por conta de se apresentarem em grandes volumes, que são chamadas de rochas uniminerálicas, como por exemplo temos os quatzitos, alguns mármores, entre outros.



Esses minerais que compões as rochas não estão desconectados como por exemplo os sedimentos de grãos de areia. Eles estão compactados, coesos e consolidados. Quanto à quantidade dos minerais presentes nas rochas, ainda podemos classifica-los em minerais essenciais (aqueles que estão sempre presentes nas rochas) e minerais acessórios (que são presentes em apenas alguns tipos de rochas).


Outras perguntas relacionadas: O que é Petrologia? É o ramo que realiza o estudo sistemático das rochas. O que é Petrografia? É o ramo da petrologia que estuda descrição e a identificação das Rochas, levando em consideração suas características estruturais, mineralógicas e químicas.


O que é Petrogênese? É o ramo que estuda as origens das Rochas.









Por Rafael Bernardo Diretor do Instituto Rochas



35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page